Relato do encontro “Texto e imagem nas narrativas - os modos de leitura das imagens”


No dia 29 de outubro, aconteceu o último encontro do ano, do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI/Uniso/CNPq). A palestrante convidada, Profa. Dra. Luciana Pagliarini, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba.
A Profa. Dra. Luciana, que lidera o Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas (GPIM), também pertencente à PPGCC - Uniso iniciou sua fala explicando que o tema de sua apresentação estava relacionado a sua tese de doutorado.
Ao se deparar com a dificuldade com que os professores da escola em que foi coordenadora possuíam em trabalhar com livros didáticos do ensino fundamental, Luciana transformou a inquietação profissional em pesquisa acadêmica. Relacionando em sua pesquisa palavra e imagem, buscou por meio das categorias peirceanas, juntamente com os fundamentos de Lucia Santaella, analisar as narrativas e imagens inseridas nos livros infantis.
Elucidando sobre a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), a palestrante esclareceu que na teoria peirceana existem três categorias distintas: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.
A primeiridade está diretamente relacionada às sensações, ao momento contemplativo, à qualidade (cores, cheiro, textura etc.) do que é observado.
A secundidade está relacionada à observação pela qual o olhar distingue os existentes e as coisas passam a ter nomes, o sujeito passa a discriminar o que observa.
Na terceiridade é por meio do raciocínio que o sujeito passa a interpretar o que observa, esse olhar está embebido de ideologia e de consciência.
A professora ressalta que as três categorias não existem de maneira separada, ou seja, não há uma categoria pura.
Para exemplificar cada categoria, Luciana utilizou poemas dos heterônimos de Fernando Pessoa. Assim, para elucidar sobre a terceiridade:

“Vem sentar-se comigo, Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos.)

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para ao pé do Fado,
Mais longe que os deuses” [...]
Ricardo Reis
                                    
O uso dos poemas remeteu aos presentes a problemática da abordagem escolar, que muitas vezes pede aos alunos que interpretem e expliquem essas narrativas. Esse tipo de abordagem impede que o aluno viva a experiência do poema, que não possui uma interpretação que possa ser considerada “certa” ou “errada”.
Sobre as relações semânticas das palavras e imagens nos livros infantis, Luciana aponta que elas podem interagir de três maneiras:
Na redundância a imagem condiz com o texto. Por exemplo, se o texto diz: “Era uma vez uma garotinha de capa vermelha”, as imagens reproduzem a mesma narrativa.
Quando há complementariedade, o texto e a imagem possuem relação, entretanto outros elementos podem surgir.
Quando há à discrepância o texto não condiz com as imagens e vice-versa.
Por meio da leitura do livro A bota e a enxada: certos contos italianos, dos autores Katia Canton e Luiz Paulo Baravelli, a palestrante convidou a todos a imaginar as cenas descritas.
Após a leitura, as ilustrações do livro foram apresentadas. Trata-se de uma linha com desenhos abstratos que se encontra de forma contínua em todas as páginas do livro.
 A docente compartilhou como foi a experiência ao ler a obra para crianças do ensino fundamental. Ao perguntar o que poderia ser a linha abstrata, uma das alunas respondeu: “É um caminho, né professora!”.
Durante o encontro aconteceu o lançamento de dois livros. O primeiro, Mídia, narrativa e estilo (literatura, cinema, videoclipe e telejornal), dos autores João Paulo Hergesel (Mestre formado pelo PPGCC – Uniso) e Míriam Cristina Carlos Silva (docente do PPGCC – Uniso). A obra é uma compilação de estudos sobre narrativas produzidas em diferentes mídias e com seus estilos particulares.
O segundo, Comunicação, arte e culturas: (re) leituras e (re) flexões, de autoria de Míriam Cristina Carlos Silva e Paulo Celso da Silva. Os textos que constituem a obra foram elaborados pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, enquanto ministravam conjuntamente a disciplina Comunicação, cultura e arte. O livro aborda conceitos desenvolvidos por pensadores como Ciro Marcondes Filho, Vilém Flusser, Michel Serres, Philadelpho Menezes, Oswald de Andrade, entre outros.
Encerramos o ano de 2018 carregando as narrativas que nos afetaram, as experiências que nos transformaram e as pontes que permitiram as travessias (cada um a sua maneira) sobre os abismos que nos circundam. 

Por Vanessa Heidemann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/10/2016 - Relato da defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

Calendário NAMI 2023 (COM DATAS NOVAS)

Primeiro encontro NAMI / JorLit de 2023