Atividades em 2013


As principais indagações do grupo referem-se à transformação das narrativas, desde sua gênese oral às suas configurações contemporâneas, incluindo-se aspectos de linguagem, seus suportes, suas repercussões socioculturais, seu caráter de mediação, seus conteúdos míticos, políticos, poéticos e seus desdobramentos intersubjetivos.

O que se tem buscado, portanto, é aprofundar estudos de teorias e encontrar metodologias que possam contribuir com os estudos das narrativas midiáticas contemporâneas.

No ano de 2013, elegeu-se para as discussões do grupo o estudo do pensador alemão  Walter Benjamin (1892-1944), a partir da constatação de sua recorrência como autor citado nos estudos de Narrativas em Comunicação. Iniciou-se com a biografia, bibliografia e contextualização histórica-social do autor. Após a primeira reunião do grupo, realizada com a participação apenas dos pesquisadores, ocorreu o primeiro encontro aberto à comunidade, no dia 1 de abril de 2013, com conferência da professora Tarcyanie Cajueiro Santos sobre vida e obra de Walter Benjamin. Passou-se, então, ao texto O narrador, com conferência da professora Míriam Cristina Carlos Silva, no dia 6 de maio de 2013, sobre O narrador e as narrativas, e conferência da professora Monica Martinez, no dia 10 de junho de 2013, sobre a Morte e as Narrativas.

No segundo semestre de 2013, realizou-se estudos sobre A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, com a apresentação da conferência Benjamin, o cinema e o audiovisual, pelo professor Maurício Reinaldo Gonçalves; no dia 28 de outubro realizou-se a conferência Uma educação para dias feriados, com as professoras doutoras convidadas Maria Lúcia de Amorin Soares e Eliete Jussara Nogueira. No dia 25 de novembro, as professoras Míriam Cristina Carlos Silva e Monica Martinez apresentaram as pesquisas realizadas pelo grupo, que consiste em dois levantamentos quantitativos e qualitativos sobre a recorrência de Walter Benjamin nos estudos em comunicação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/10/2016 - Relato da defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

Calendário NAMI 2023 (COM DATAS NOVAS)

Primeiro encontro NAMI / JorLit de 2023