NAMI realiza segundo encontro sobre Umberto Eco



O Grupo de Pesquisas em Narrativas Midiáticas (NAMI), Uniso/CNPq, realizou no dia 20 de junho seu segundo encontro de 2016, ano no qual os integrantes estão realizando um estudo sobre a importância da obra do teórico italiano Umberto Eco (1932-2016) no campo da Comunicação.

No evento, a Profa. Lucia Castanho, mestre em História da Arte, abordou do autor a obra A vertigem das listas, refletindo sua semelhança com o nosso cotidiano e quais são as utilidades das mesmas, bem como a interferência destas em nossas vidas. Nunca é demais lembrar que a própria escrita, em seus primórdios,  tem a função de ser um registro de mercadorias. 

Já o Prof. Agnelo Fedel, mestre em Teorias da Comunicação, dissertou sobre os livros Apocalípticos e integrados e O super-homem de massa, explicando a relevância do autor no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, bem como relacionando o pensamento de Eco ao mundo das histórias em quadrinhos e dos longas do cineasta estadunidense Quentin Tarantino.


Durante o encontro ainda foi lançado o primeiro livro do NAMI, Eduardo Coutinho em Narrativas (Provocare, 2016). Organizado por Miriam Cristina Carlos Silva, Monica Martinez e Diogo Azoubel, a obra estará em breve disponível gratuitamente em formato e-book.


Aline Albuquerque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/10/2016 - Relato da defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

Calendário NAMI 2023 (COM DATAS NOVAS)

Primeiro encontro NAMI / JorLit de 2023