Relato do encontro do Nami no Epecom 2019


Por Bruna Emy Camargo

Casa cheia, satisfeita e feliz. Essa foi a impressão que ficou do terceiro encontro de 2019 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas da Universidade de Sorocaba (Nami/Uniso/CNPq). Realizada após as apresentações de trabalhos no XIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom), em 23 de setembro, a reunião contou com a presença das três professoras doutoras líderes do grupo – Monica Martinez, Miriam Cristina Carlos Silva e Tarcyanie Cajueiro Santos –, 13 integrantes regulares, 11 estudantes da graduação e um pesquisador de outra instituição.

3ª reunião do Nami em 2019 (Foto: Monica Martinez)

“É ótimo ver tanta gente aqui”, animou-se a Prof.ª Dr.ª Miriam Cristina Carlos Silva. Por conta de alguns rostos novos no encontro – estudantes da graduação interessados em pesquisa e um mestrando da Universidade Estadual de Ponta Grossa convidado a participar –, a professora explicou o que é o Nami. “Este é um espaço de troca de afetos para ver o outro, contestar o outro e transformar isso em diálogo”.

Em um grande círculo de carteiras que ocupou boa parte de uma sala de aula no 1º andar do Bloco F da Cidade Universitária, um por um os participantes apresentaram-se por nome e por desenvolvimento de estudos. “A presença de pesquisadores de vários níveis trabalhando juntos mostra a consolidação e maturidade no grupo”, celebrou a professora Miriam.

Perspectivas futuras

A proposta do terceiro encontro de 2019 do Nami era de dar voz aos integrantes para que críticas e sugestões sobre o futuro fossem feitos. “Precisamos de um desenvolvimento em conjunto”, afirmou a professora Monica, que se revelou animada em ver as parcerias sendo feitas internamente para os avanços das pesquisas. “Só está dando fruto porque estamos em conjunto”, voltou a frisar. “Uma andorinha só não faz verão”.

As professoras Monica e Miriam apontaram, respectivamente, a necessidade de parcerias interinstitucionais via grupos de pesquisa e de internacionalização. Em seguida, os integrantes do Nami demonstraram o carinho que nutrem pelo grupo, uma vez que vozes ansiosas por colaborar começaram a aparecer em cada canto da sala: maior divulgação interna dos trabalhos, criação de uma lista de referências bibliográficas para o grupo, aumento do número de encontros por ano e, a maior requisição, uma pesquisa aprofundada sobre o conceito de narrativas midiáticas. “Em 2020 será importante deixar claro quem somos”, resumiu a professora Monica.

3ª reunião do Nami em 2019 (Foto: Monica Martinez)

3ª reunião do Nami em 2019 (Foto: Monica Martinez)

Após mais de uma hora de conversa, sem o tradicional lanche da tarde compartilhado pelo grupo – “O que faz toda a diferença!”, a professora Miriam contou aos novatos, já que o café fora fornecido pelo Epecom –, os colegas despediram-se com abraços calorosos para encararem o vento frio que soprava no campus da Uniso naquela noite.

Agora fica a ansiedade para o próximo encontro, em 2 de dezembro, com mais informações a serem divulgadas neste blog em breve.

Lançamento de livros

Por convite da comissão organizadora do Epecom, a doutoranda e mestre em Comunicação e Cultura e integrante do Nami Isabella Pichiguelli aproveitou o encontro para o lançamento de dois livros: “Afetos em Narrativas – vol. 1” e “Para além do gospel e secular: antropofagia, jornalismo e a popstora Baby do Brasil”.

“Afetos em Narrativas – vol. 1” (Jogo de Palavras, 2018) é um livro editado e organizado por integrantes do Nami e que reuniu questões teóricas, metodológicas e práticas nas pesquisas sobre afetos em narrativas. O e-book está disponível em: http://comunicacaoecultura.uniso.br/programa/publicacoes/Ebook_afetos_em_narrativas.pdf.




Já o livro “Para além do gospel e secular: antropofagia, jornalismo e a popstora Baby do Brasil” (Jogo de Palavras, 2019) origina-se da dissertação de Isabella Pichiguelli, desenvolvida na Universidade de Sorocaba sob orientação da Prof.ª Dr.ª Miriam Cristina Carlos Silva. O livro pode ser adquirido em https://jogodepalavras.lojaintegrada.com.br/para-alem-do-gospel.



Serviço

Os trabalhos apresentados por pesquisadores do Nami no Epecom deste ano podem ser encontrados nos Anais do evento, disponíveis em http://www.uniso.br/hs/epecom/Epecom%202019(1).pdf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/10/2016 - Relato da defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

Calendário NAMI 2023 (COM DATAS NOVAS)

Primeiro encontro NAMI / JorLit de 2023