Relato do encontro com apresentação das mestras Leila Gapy, Gisele Gabriel e Georgia de Mattos

Por Bruna Emy Camargo

O afeto continua a permear os encontros do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Nami) da Universidade de Sorocaba. No segundo encontro do ano, realizado em 27 de maio, uma segunda-feira já com cara de inverno, alunos de graduação e pós-graduação e egressos reuniram-se no auditório do bloco D da Cidade Universitária para prestigiar a fala de três queridas mestras formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.

“O mais legal é que agora elas são doutorandas da casa”, anunciou a Prof.ª Dr.ª Monica Martinez, com um brilho de orgulho nos olhos, durante a abertura do encontro. Uma sensação de retorno ao lar espalhou-se pelo ambiente, que então acolheu a fala das mestras Leila Gapy, Gisele Gabriel e Georgia de Mattos.



Leila começou apresentando os resultados da dissertação “Ponto e Vínculo – Jornalismo Literário e Reportagens Seriadas”, orientada pela Prof.ª Dr.ª Monica Martinez e defendida em novembro de 2018. O título foi a primeira curiosidade que ela contou: “Foi numa noite de insônia. Eu estava procurando um título e pensei em como as reportagens seriadas são, na verdade, histórias sem fim. Não um ponto final, um ponto e vírgula, porque continuam. Um ponto e vínculo”, lembrou.

Leila Gapy

Em seguida, a mestra deu espaço para destacar a rede de pessoas que a ajudaram no percurso da pós-graduação – família, amigos e professores. Diversos rostos sorriram para os presentes quando fotos foram apresentadas nos slides. “Os vínculos”, pontuou Leila.

Então a mestra deu continuidade a explicação. Sua pesquisa consistiu em “observar, no contexto dos estudos de Jornalismo Literário, como está sendo desenvolvida a produção de Reportagens Seriadas na imprensa escrita brasileira da contemporaneidade”. Para tanto, ela analisou seis reportagens seriadas – uma de cada região do País mais uma local – e listou os elementos do Jornalismo Literário ali encontrados, assim como entrou em contato, quando possível, com os jornalistas e veículos de comunicação responsáveis.

“Existe uma certa falta de comunicação entre a produção e a publicação das reportagens seriadas”, destacou Leila. Segundo a pesquisadora, nem sempre os trabalhos jornalísticos ganhavam espaço nas capas dos jornais ou nas chamadas em redes sociais, mesmo que os jornalistas tivessem criado boas matérias – muitas vezes durante longo tempo e conciliando com a rotina de uma redação de jornal diário ou ainda saindo de licença para dedicação exclusiva.

Gisele Gabriel foi a segunda a se apresentar. Com o título “Narrativas Ambientais: reflexões a partir da comunicação pública sobre o programa Município VerdeAzul em Sorocaba”, a mestra defendeu a dissertação, orientada pela Prof.ª Dr.ª Miriam Cristina Carlos Silva, em fevereiro deste ano. No encontro, ela revelou os resultados do estudo que observou “a comunicação pública realizada na cidade de Sorocaba, por meio das campanhas e matérias jornalísticas sobre o Programa Município VerdeAzul”.

Gisele contou que, em 2016, Sorocaba alcançou o 7º lugar no ranking desse programa estadual que incentiva práticas mais sustentáveis nos municípios. Assim, ela quis investigar a narrativa criada a respeito. Seria uma abordagem poética?

Gisele Gabriel

A mestra analisou uma peça da comunicação pública veiculada em vídeo e diversas matérias jornalísticas disponibilizadas no Jornal Cruzeiro do Sul. “Percebemos que era só informação”, explicou. “Queríamos ir para o lado do poético, mas não tinha poético”.

Gisele encontrou resultados diferentes do que esperava durante a dissertação, mas decidiu não parar de buscar a poesia na comunicação – animada, avisou que é o que continuará estudando no doutorado. “Defendemos uma abordagem pelo sensível, pelo poético, que possui a capacidade de comunicar e transformar a maneira como percebemos o mundo”, disse.

Por fim, a mestra Georgia de Mattos, que desde março compõe a primeira turma de doutorado do programa, apresentou os resultados de sua dissertação “A produção de sentido da transexualidade na telenovela A Força do Querer: uma análise comunicacional a partir do Circuito da Cultura”, orientada pela Prof.ª Dr.ª Tarcyanie Cajueiro Santos e defendida em 2018.

Georgia de Mattos

Sua pesquisa teve como objetivo “entender a representação da transexualidade na telenovela” de Gloria Perez, autora da TV Globo conhecida por aproveitar o potencial socioeducativo do produto midiático. Utilizando a metodologia do Circuito da Cultura, Georgia fez uma fundamentada análise com foco na personagem Ivana/Ivan.

A pesquisadora deleitou-se ao falar sobre sua base teórica – Judith Butler, Berenice Bento e Marcia Tondato –, reforçando a importância em garantir a consistência do texto. Ainda, Georgia respondeu diversas perguntas do público presente, curioso em saber mais sobre o tema “gênero”, assim sobre como a emissora Globo tratou o tema em sua publicação. “A narrativa conduziu a entrar na lógica”, explicou.

As mais de duas horas de conversa passaram rapidamente – assim como todo bom encontro de amigos – e logo a Prof.ª Dr.ª Monica Martinez já levantava novamente para o encerramento. “A propriedade com que nossas mestras apresentaram foi bem gostoso de ver”, afirmou. Depois, fez o lembrete de que as inscrições para o XIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura e II Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, realizado pela Uniso nos dias 23 e 24 de setembro, encerram-se no próximo dia 14 de junho. A novidade deste ano é que as inscrições são gratuitas.

A clássica foto do grupo foi então tirada – “não no paredão branco”, pediu Monica, o que gerou um agrupamento para a selfie do egresso e agora doutor João Paulo Hergesel. “Só podia ser leonino!”, brincaram os presentes ao notarem o grande sorriso de João em primeiro plano para a câmera.
Ao fim, com muitos abraços e conversas planejando as próximas pesquisas, a egressa e mestra Vanessa Heidemann definiu o momento: “Aqui, no nosso caso, já não é mais afeto, é vínculo”.



Serviço

As dissertações das mestras Leila Gapy, Gisele Gabriel e Georgia de Mattos podem ser acessadas no site http://comunicacaoecultura.uniso.br/producao-discente/index.asp.

As inscrições para o Epecom 2019 podem ser realizadas pelo site http://www.uniso.br/hs/epecom/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/10/2016 - Relato da defesa de mestrado de Tadeu Rodrigues Iuama

Calendário NAMI 2023 (COM DATAS NOVAS)

Primeiro encontro NAMI / JorLit de 2023